Novos Amigos/Seguidores

sábado, 22 de maio de 2010

GLÓRIA DO GOITÁ, UM POUCO DA CIDADE.FOTOS

HIDROGRAFIA

O município de Glória do Goitá encontra-se inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe. Seu principal tributário é o Rio Goitá e os riachos: Macambira, Monjolo, Tanque,Braga, Jamaforno, Massaranduba, Grota Funda, Camurim, Salinas, Antinho, Mocó, Tapera, Macacos, Guilherme, Água Peba, Urubas, Canavieira, Ribeirão da Onça e Limãozinho. O principal corpo de acumulação é o açude Goitá (52.000.000m3). Todos os cursos d’água no município têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico
Geografia



O município de Glória do Goitá está localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco e na Microrregião de Vitória de Santo Antão. A área municipal ocupa 231 km² do Estado de Pernambuco. Está inserido nas Folhas SUDENE de Limoeiro e Vitória de Santo Antão na escala 1:100.000.

A sede do município tem uma altitude aproximada de 158 metros e coordenadas geográficas de 08 Graus 00 min. 06 seg de latitude sul e 35 Graus 17 min. 34 seg de longitude oeste, distando 66,1 km da capital pela BR-232(P), e PE-050(P).

O município de Glória de Goitá, está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema
Economia

A principal atividade é a agricultura, e outra é o comércio. Glória do Goitá tem uma área muito grande de plantações de cana-de-açúcar, porém o município não tem nenhuma usina. O que é plantado na região é vendido para uma usina de Lagoa de Itaenga. Parte dos moradores trabalha em um pequeno comércio localizado no centro. Mas Glória do Goitá tem algumas atividades curiosas. Mesmo sendo longe do mar, a quantidade de coqueiros impressiona. E pendurados nos coqueiros, estão os tiradores de cocos secos. Os cocos são vendidos para a Ceasa, no Recife. No município também há muitas granjas. Algumas destinadas para o corte, integradas com o abatedouro de aves de Nazaré da Mata, e outras para a produção de ovos.
Em todos os lugares, seja às margens da BR ou na área rural encontra-se pequenas lavouras. Algumas são de subsistência. Outros moradores vendem o que produzem na feira do município. Planta-se de tudo - limão, maracujá, acerola, macaxeira, pimentão, cebola, cebolinha e coentro.
Outra importante fonte de renda do município é a produção de farinha de mandioca, que são fabricadas em diversas "casas de farinha" encontradas na zona rural do município.

2 comentários:

  1. Boa noite, minha conterrânea
    Aqui em casa só consumimos farinha de mandioca de Glória de Goitá, a melhor do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer uma visita a Gl�ria do Goit� em DEzembro e estou curioso pra saber da cidade alguem pra me dar mais informa�es? faustopaiva2011@hotmail.com msn e orkut

    ResponderExcluir

Obrigada pelas postagens.

Flávio José - A natureza das coisas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amizade - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut