Aqui trocaremos experiências sobre assuntos variados, agradeço aos amigos pelas visitas, este é um espaço onde multiplico minhas alegrias e cultivo pessoas. Sejam todos bem vindos.
Novos Amigos/Seguidores
sexta-feira, 21 de maio de 2010
BATALHA DO MONTE DAS TABOCAS - Breve histórico IV parte
Dias Cardoso na 1a Batalha dos Guararapes
Na primeira batalha dos Guararapes, coube-lhe papel de destaque e decisivo, na qualidade de Sargento- Mór do Terço de Fernandes Vieira, ou o segundo em comando.
A este terço coube a parte principal nesta batalha, por ter conduzido o fulminante ataque frontal principal sobre os holandeses, através do Boqueirão, entre o monte do Oitizeiro e os Alagados.
Deste ataque resultou o rompimento do grosso do dispositivo holandês, seguido de envolvimento de sua ala esquerda sobre os Alagados, onde centenas de holandeses vieram encontrar a morte.
Fernandes Vieira era um líder civil, e embora não exista nada reconhecendo que o plano e direção do ataque no Boqueirão tenha estado a cargo do Sargento- Mór Dias Cardoso, é fácil de se deduzir, pelos brilhantes antecedentes militares deste bravo, que a destruição do Exército Holandês no Boqueirão dos Montes Guararapes, teve o selo de seu valor militar, provado de sobejo no Monte das Tabocas e na Casa Forte.
Neste mesmo ano, foi mandado por Barreto de Menezes até Igaraçu com 200 homens do seu terço, para retirar de plantações abandonadas, mandioca necessária ao Arraial Novo.
Nesta expedição ele armou diversas emboscadas, prendeu 33 holandeses, e queimou três lanchas inimigas que lhe disputavam os mandiocais.
Um mês antes da 2ª Batalha dos Guararapes, este gigante da Restauração foi enviado por Barreto de Menezes à Paraíba, com a missão de distrair o inimigo, e destruir-lhe as plantações e tropas de gado.
Dias Cardoso retornou vitorioso de sua missão, após marchar 25 léguas pelo sertão, abrindo caminhos novos pelas matas, e com um saldo de 11 inimigos mortos, além de copiosa presa de guerra em armamento e suprimentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelas postagens.