Novos Amigos/Seguidores

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Monte das Tabocas - Breve histórico V parte

Referências Biográficas
Infelizmente, não existem registros acerca da genealogia de Dias Cardoso, até há pouco relegado a um injusto semi-anonimato histórico, não condizente com os tantos e tamanhos serviços por ele prestados à Pátria nascente, quando de nossa proto-história.

Assim, conforme dados de diversos historiadores, sabe-se apenas que ele nasceu no princípio do século XVII, provavelmente no ano de 1600, na cidade do Porto-Portugal, mudando-se ainda jovem para o Brasil, terra a que vai devotar acrisolado amor.

Em 1624, Dias Cardoso assenta praça como soldado, na Bahia, ascendendo, mercê de seus elevadíssimos méritos, a todas as graduações da hierarquia castrense, atingindo, em 1635, o posto de Alferes, tendo participado de importantes ações de guerra contra o invasor, da Bahia a Pernambuco, notabilizando-se por sua ação guerrilheira, máxime pela prática da emboscada, como adiante abordaremos.

Em 1638, após a memorável batalha de Salvador, é promovido a Capitão.

Em 1640, após o cumprimento de relevante missão, conferida pelo Governador-Geral do Brasil, vem a pedir reforma, a qual lhe é concedida; porém, sendo imprescindíveis os seus serviços militares, é convocado para que prosseguisse na luta, na qual se engaja até à rendição dos batavos, fazendo, pois, a campanha, desde a invasão da Bahia, "de fio a pavio".

Em 1655, recebe a honorificência de Cavaleiro da Ordem de Cristo e o comando do Terço de João Fernandes Vieira, do qual fôra Ajudante por ocasião da 1ª batalha dos Guararapes.

Em 1656, é nomeado Mestre-de-Campo, culminando, nesse posto, uma notável carreira militar, de 32 anos de constantes sacrifícios e guerra, iniciada como soldado, em 1624...

Em 1657, Dias Cardoso assume o governo da Paraíba, vindo a falecer no Recife, em 1670, quando ainda no comando do famoso Terço de Fernandes Vieira, consagrado nas duas batalhas dos Guararapes

ImageChef Custom Images

4 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BELÍSSIMO BLOG!!
    sOU JONES PINHEIRO 2º VICE PRESIDENTE DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE
    www.jonesetrilhas.blogspot.com
    www.joneseventosmusicais.blogspot.com
    www.montedastabocas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jones,
    Sua visita vem a enriquecer ainda mais este blog.

    ResponderExcluir
  3. Visitei o blog www.jonesetrilhas.blogspot.com e adorei.

    ResponderExcluir
  4. Parabens colegamiga, pelo blog, rico em cultura e belissima organizaçao. Grata pela postagem, direcionada a minha pessoa, muito genti voce, bjosssssss


    Lucia Martins

    ResponderExcluir

Obrigada pelas postagens.

Flávio José - A natureza das coisas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amizade - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut