Novos Amigos/Seguidores

sábado, 22 de maio de 2010

CAPELA DE MÃE RAINHA - GLÓRIA DO GOITÁ


A História de Glória do Goitá



A ocupação do território foi iniciada por David Pereira do Rosário, que recebeu as terras por doação de uma neta de Duarte Coelho. Ali fixou residência no sítio Lagoa Grande e lavradores iniciaram o cultivo das terras.
Por volta de 1760, o lugar onde hoje fica o município era ocupado por lavradores, que mandaram construir uma capela dedicada à Nossa Senhora da Glória. Em volta dessa capela, surgiu um pequeno povoado. Posteriormente, monges do Mosteiro de São Bento de Olinda vieram para a região, em 1775.
A vila foi criada a 9 de julho de 1877, Glória do Goitá tornou-se município autônomo, emancipado de Paudalho. Tornou-se município autônomo em 25 de Janeiro de 1983. O município foi criado em 9 de Julho de 1877, pela Lei Provincial n. 1.297, sendo formado pelos distritos Sede e Apoti, e pelo povoado do Tapera.
A denominação do município tem origem na junção do nome da padroeira, Nossa Senhora da Glória, com o Rio Goitá. Goitá vem de “gua-ita”, palavra indígena que significa “pedra da baixa”.

2 comentários:

  1. Muito bonita e aconchegante a capela de Mãe Rainha, sempre quando vou à Glória não deixo de visitá-la e pedir a intercessão de nossa Mãe Celeste.

    ResponderExcluir
  2. que bom que vc criou um blog falando sobre a mae rainha parabens.

    ResponderExcluir

Obrigada pelas postagens.

Flávio José - A natureza das coisas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amizade - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut