Novos Amigos/Seguidores

sábado, 29 de maio de 2010

ALTA COSTURA

No tecido da história familiar,
as mãos de minha mãe reforçaram as costuras para nos protegerem de qualquer empurrão da vida …

As mãos de minha mãe
uniram com um alinhavo as partes do molde sem esquecer que cada uma é diferente da outra e que juntas fazem um todo
como a família …

As mãos de minha mãe
fizeram bainhas para que pudéssemos crescer para que não nos ficassem curtos os ideais …

As mãos de minha mãe
remendaram os estragos para voltarmos a usar o coração
sem fiapos de ressentimentos …

As mãos de minha mãe
juntaram retalhos para que tivéssemos uma manta única
que nos cobrisse …

As mãos de minha mãe
seguraram presilhas e botões para que estivéssemos unidos
e não perdêssemos a esperança …

As mãos de minha mãe
aplicaram elásticos para nos podermos adaptar
folgadamente às mudanças exigidas pelos anos …

As mãos de minha mãe
bordaram maravilhas para que a vida nos surpreendesse com as suas contínuas dádivas de beleza …

As mãos de minha
mãe coseram bolsos para guardar neles as moedas valiosas das melhores recordações
e da minha identidade …

As mãos de minha mãe,
quando estavam quietas, zelavam os meus sonhos para que alimentassem os meus ideais
com o pó das suas estrelas …

As mãos de minha mãe
seguraram-me com linhas mágicas,
quando entrava na vida …
para começar a vesti-la!

As mãos de minha mãe
nunca abandonaram o seu trabalho. E sei muito bem que hoje, onde estiverem,
fazem orações por mim …
E eu …
Eu beijo-as como se recebesse bênçãos!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nave para voos turísticos ao espaço

Representação artística da nave SS2 e seu transporte.

A companhia aeroespacial do milionário britânico Richard Branson, Virgin Galactic, apresentou a espaçonave SpaceShipTwo (SS2), com a qual empresa pretende tornar-se a pioneira do setor privado a realizar viagens turísticas ao espaço. O protótipo, que tem o tamanho de um jatinho executivo, tem capacidade para transportar até seis passageiros e dois pilotos e foi apresentado nas instalações da Virgin situadas no Deserto de Mojave, na Califórnia.

"É verdadeiramente um grande dia. A equipe criou não só uma novidade mundial, mas também uma obra de arte. A apresentação do SS2 leva a visão da Virgin Galactic ao nível seguinte", afirmou Branson, para quem a produção da nave é uma "evidência tangível" de que seu projeto é factível.

A construção da SS2 começou em 2007 e foi realizada secretamente sob a direção do engenheiro Burt Rutan, responsável pelo projeto do SpaceShipOne (SS1), que obteve sucesso em 2004 ao conquistar o prêmio Ansari X-Prize. O prêmio, uma criação da X-Prize Foundation, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de programas espaciais privados, rendeu US$ 10 milhões à Virgin por ser a primeira a lançar uma nave retornável que, por duas vezes, num intervalo de 14 dias, superou os 328.000 pés de altitude (a SpaceShipOne alcançou o recorde de 367.442 pés - ou cerca de 112 km - em sua segunda viagem).

Rebocada inicialmente sobre outro aeronave, o WhiteKnightTwo, a SS2 realizará um voo a 105 quilômetros de altitude e permanecerá cinco minutos em situação de falta de gravidade, antes de voltar a entrar na atmosfera terrestre, pousando da mesma forma que os atuais ônibus espaciais da Nasa (Agência Espacial Norteamericana).

O "Espaço Porto Americano", como a Virgil o denominou - a pista de aterrissagem e de decolagem de seus vôos - ainda será construído no estado americano do Novo México. Algumas centenas de aspirantes a astronautas já desembolsaram US$ 200 mil ou fizeram reservas para garantir que serão os primeiros da fila nas viagens, que, segundo a empresa, deverão começar em 2011.

Só para te dizer OI !


Flash de Oi e Olá Para Orkut - MensagensMagicas.com


domingo, 23 de maio de 2010

ATUALIDADES: O MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO.

Vivemos sob a égide de três revoluções que estão produzindo profundas alterações no mundo de hoje: a revolução ecológica, a revolução tecnológica e a globalização.

A primeira revolução que chamamos ecológica tem mais a ver com a filosofia. O fracasso dos homens deste século na construção das utopias geradas nos séculos passados leva mais do que à reflexão, à busca de novas utopias e de novos caminhos para encontrar a felicidade. Essa reflexão nos está conduzindo ao abandono do racionalismo cartesiano e se volta a dar mais valor a espiritualidade e a compreensão de que o ser humano é uma complexa unidade integrada à natureza e esta integrada ao universo – é o que se está denominando de pensamento holístico.

A segunda revolução tecnológica é aquela que está ocorrendo na área da ciência e da tecnologia. As coisas acontecem a uma velocidade nunca vista. Muitas vezes quando nos decidimos pela compra de um novo produto ele já foi substituído por outro mais sofisticado. Todas as áreas da atividade humana, estão sendo afetadas pelas grandes transformações ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico e científico, particularmente nas áreas da informática e telecomunicações. O resultado previsível é que a cada dia o conhecimento e as habilidades passam a ser cada vez mais a única fonte de vantagens comparativas.

A terceira revolução é a globalização. Em uma era de empresas baseadas na capacidade intelectual, a economia global é uma economia dinâmica em transição permanente. Pela primeira vez, na história da humanidade tudo se pode fazer em qualquer parte e ser vendido onde se queira. A economia global define o ponto de vista de todos e modifica o que cada um de nós pensa. Todos enfrentamos uma nova realidade. Todos no mundo somos mutuamente dependentes.

Diante dessa nova realidade, em todo o mundo de hoje o sentimento dominante na maioria das pessoas é de perplexidade. Principalmente nos países em desenvolvimento, como o nosso, algumas pessoas se vêem como que perdidas diante da voragem de tanta informação, diante da velocidade com que as coisas acontecem. Tememos ficar para traz e muitas vezes não sabemos o que fazer para ir para frente.

Esse sentimento é agravado com a sensação de insegurança quando vemos, em países como o nosso, a desmontagem do Estado dando mais responsabilidade às iniciativas privadas, quando vemos a delapidação do patrimônio nacional e mais ainda, quando se vê a fragilidade da aparente estabilidade atual diante das manobras dos que se locupletam no lucro fácil do cassino global.

Diante de tantas transformações e de tanta perplexidade, o que se coloca como vital no momento atual, é como sobreviver, ou, mais que isso, como obter sucesso nesse mundo cambiante, como ser moderno na virada do milênio.

Buscando respostas a essas inquietações a equipe de Nova Sociedade se viu na disjuntiva de reformular sua missão e encontrou o que lhe parece ser o melhor caminho para seu desenvolvimento. Levar a experiência de nossos consultores associados e (levar) a metodologia participativa na construção do conhecimento, para junto com nossos clientes tentar tornar menos dolorosa a transição, construir caminhos que facilitem não só a sobrevivência no próximo milênio mas, principalmente o sucesso.

Nós acreditamos que todas essas revoluções que estão ocorrendo, naquilo que elas têm de positivo, têm tudo o que é preciso para que se possa realizar a própria revolução, a revolução interior que significa ver que as coisas no mundo estão mudando e colocar-se na posição de protagonista, de agente dinâmico impulsionador dessas mudanças. É assim que vamos contribuir para melhorar a vida na terra senão para nós, para nossos descendentes.

Com essa visão de mundo é que acreditamos se deve traçar os objetivos para nortear a execução de qualquer projeto, seja o projeto de uma empresa industrial, comercial ou de serviço, seja o projeto para a gestão pública ou de uma entidade não governamental, seja em fim o próprio projeto de realização pessoal.

HISTÓRIA - VEJA O VÍDEO.






Extinção dos grandes herbívoros teria esfriado o planeta.
















O rápido declive dos mamutes e de outros herbívoros, que ocorreu com a chegada dos agrupamentos humanos ao continente americano, poderia explicar o brutal esfriamento da superfície da Terra há 12.800 anos, revelou neste domingo um grupo de cientistas.

Há 13.400 anos, antes do homem caçar no continente americano, centenas de espécies de herbívoros povoavam a região, produzindo enormes quantidades de metano em seu processo digestivo.

O metano é um gás que provoca o efeito estufa, e segundo o trabalho publicado neste domingo na revista científica Nature Geoscience, o surgimento do período glacial há 12.700 anos, conhecido como Dryas, pode estar relacionado com a brusca redução destas emissões. A temperatura média caiu 7 graus centígrados na ocasião.

A extinção dos grandes herbívoros "teve profundos efeitos sobre as emissões de metano na atmosfera", o que pode ter provocado uma "mudança repentina do clima", segundo Felissa Smith, da Universidade do Novo México, em Albuquerque.

"Pensamos que a perda da megafauna pode explicar entre 12,5% e 100% da redução do metano observado", destacam os pesquisadores, que apontam a extinção dos grandes herbívoros como o "primeiro evento catastrófico atribuído à atividade humana".

Se isto for verdade, o Antropoceno - época em que o homem teve influência maior sobre o clima - não começou com a revolução industrial, há dois séculos, mas com a chegada em massa dos predadores bípedes à América, há 13.400 anos.

Os pesquisadores defendem então recuar a data do início do Antropoceno em 13 mil anos.

Antes da intervenção do homem, os herbívoros pré-históricos americanos emitiam entre 2,3 e 25 milhões de toneladas de metano na atmosfera por ano, segundo estimativas baseadas nas emissões dos rumiantes atuais.

Os pesquisadores observaram uma queda repentina da concentração de metano na atmosfera de 180 ppbv (partes por bilhões por volume) na mesma época da extinção dos grandes herbívoros na América, no período glacial de Dryas.

Cada redução de 20 ppbv na concentração de metano corresponderia a uma queda de 1 grau na temperatura, segundo dados climáticos.


O VÔO DE ÍCARO




Segundo a mitologia grega, um tal de Dédalo teve uns probleminhas com o rei Minos e foi exilado na ilha de Creta juntamente com seu filho Ícaro. Foi então que Dédalo, artesão habilidoso, confeccionou dois pares de asas feitas de cera e penas de gaivota para que ele e Ícaro pudessem fugir da ilha voando.
Antes da fuga, Dédalo avisou Ícaro que ele não deveria voar nem muito perto do Sol, pois a cera poderia derreter, nem muito perto do mar, pois a umidade poderia tornar as asas pesadas demais. Subiram ao cume de uma montanha e de lá partiram.
Durante o vôo, Ícaro foi arrebatado por uma sensação de liberdade imensa seguida por um ímpeto de querer voar cada vez mais alto, cada vez mais próximo ao Sol, num vôo cada vez mais sublime. Nem se deu conta de que as asas dele começaram a derreter e, de repente, caiu vertiginosamente para a morte.

Algumas Considerações:

"Ícaro, no orgulho da afoiteza juvenil, naturalmente foi vitimado pelo excesso. Pois é por excesso que em geral os jovens pecam, como pecam os velhos por carência. E se tivesse que perecer de qualquer maneira, temos de admitir que de dois caminhos igualmente maus e nocivos ele escolheu o melhor – pois os pecados da carência são com justiça reputados piores que os pecados do excesso: estes têm algo de magnânimo, algo do vôo de um pássaro, associado ao céu, enquanto aqueles se arrastam pelo chão como répteis." (Francis Bacon, A sabedoria dos antigos, Ed. Unesp, p. 87)

É muito conhecida a máxima aristotélica segundo a qual "a virtude está no meio". Até já comentei algo a respeito aqui. E, de fato, essa zona de eqüilíbrio entre o excesso e a escassez parece mesmo um lugar bastante seguro para quem busca uma vida serena e moralmente adequada.

Mas o problema é que nem sempre conseguimos esse eqüilíbrio desejado, até porque, às vezes, esse eqüilíbrio pode se tornar um fardo muito pesado de carregar, principalmente para os mais jovens. De vez em quando o excesso se mostra mais atraente, mais pulsante, e, como a privação das coisas pode significar uma vida minguante e apática, se tiver que haver um "tropeço" na caminhada do eqüilíbrio, o excesso me parece realmente a melhor escolha. Em linguagem popular, "melhor se arrepender de ter feito algo do que se arrepender de não ter feito".

Ícaro desobedeceu seu pai, voou alto demais e caiu para a morte. Deu-se mal. Mas deve ter sido um vôo e tanto. E ninguém jamais saberá o que ele sentiu, apenas ele.


Por Raul Nepomuceno Marc - do Blog ojardim.net.

ATUALIDADES: Nicolau Copérnico é sepultado na Polônia, 467 anos após sua morte

Nicolau Copérnico é sepultado na Polônia, 467 anos após sua morte
Sábado 22 de Maio de 2010



O autor da teoria heliocêntrica Nicolau Copérnico, que teve os restos identificados recentemente de forma sensacional, voltou a ser enterrado neste sábado na catedral de Frombork, 467 anos após sua morte, nesta cidade do norte da Polônia.
O autor da teoria heliocêntrica Nicolau Copérnico, que teve os restos identificados recentemente de forma sensacional, voltou a ser enterrado neste sábado na catedral de Frombork, 467 anos após sua morte, nesta cidade do norte da Polônia.

Muito modesto em vida, morto antes de sua teoria ter sido publicada e reconhecida, o astrônomo, matemático, economista e médico foi também cônego em Frombork. Ele havia sido sepultado na catedral em 1543 sem nenhuma indicação do local exato, como centenas de outros padres e leigos, cujos corpos anônimos descansavam sob o solo do grande templo gótico.

Há dois séculos que cientistas poloneses, franceses e alemães tentam, em vão, identificar seu túmulo.

"A história da descoberta é um verdadeiro romance policial", declarou à AFP o arqueólogo Jerzy Gassowski, professor octogenário do Instituto de Antropologia e Arqueologia de Pultusk (centro), autor da descoberta, em 2005.

"Foi aqui que o encontrei", disse, apontando para uma placa de mármore nos pés do altar de Santa Cruz, um dos dezesseis altares levantados entre as colunas imponentes da catedral.

Uma hipótese sobre o local do altar do qual o cônego Copérnico possuía a guarda permitiu delimitar o campo das escavações.

Foi encontrado, então, num meio frágil e de risco, devido à presença de micróbios mortais, o crânio e os ossos de um homem septuagenário, confiados em seguida ao laboratório de polícia de Varsóvia. Copérnico morreu aos 70 anos.

As reconstruções virtuais do rosto mostraram semelhanças impressionantes com os retratos existentes de Nicolau Copérnico.

"Os testes de DNA dariam certeza. Mas foi muito difícil encontrar material genético de comparação. Até que, na Suécia, foi descoberto um livro datado de 1518, "Calendarium Romanum Magnum" de Johannes Stoeffler, um manual que Copérnico usou durante a vida e que foi levado pelos suecos durante as guerras sueco-polonesas do século XVII.

"No livro havia alguns fios de cabelo", contou sorrindo Göran Henriksson, astrônomo da Universidade de Uppsala.

Análises feitas em laboratórios especializados da Suécia e da Polônia confirmaram o sucesso: dois fios entre os demais encontrados tinham as mesmas sequências do genoma do crânio de Frombork.

Copérnico havia rejeitado a teoria geocêntrica de Ptolomeu, elaborando a sua própria, a heliocêntrica, relacionada ao duplo movimento dos planetas sobre seu próprio eixo e em torno do Sol.

Sua obra mais célebre, que esteve na origem de uma revolução científica do século XVII, De revolutionibus orbium caelestium (Da revolução das órbitas celestes), foi publicada após sua morte. Foi condenada pelo Papa Paulo V em 1616 como contrária às Escrituras.

Antes de serem novamente enterrados na catedral de Frombork durante cerimônia solene neste sábado, os restos de Copérnico foram levados a cidades e aldeias da região de Warmie, através de igrejas e castelos representantes da arte gótica, que o grande sábio havia inúmeras vezes percorrido como cônego e, sobretudo, como administrador eclesiástico.

ATUALIDADES: EUTANÁSIA

Suécia autoriza primeira eutanásia
Quinta 6 de Maio DE 2010


Suécia autoriza primeira eutanásia.
Uma mulher de 32 anos totalmente paralisada morreu nesta quarta-feira, na Suécia, após o desligamento do aparelho respiratório que a mantinha viva, anunciou o hospital, reconhecendo o primeiro caso de de eutanásia no país.

"A paciente, que havia pedido o desligamento do aparelho em carta enviada à Direção Nacional de Saúde, morreu às 12H 33M , após ter o sistema de respiração artificial desconectado", declarou O porta-voz do hospital.

Em 26 de abril, a autoridade de saúde sueca autorizou o desligamento do aparelho, após o sinal verde da Sociedade de Medicina da Suécia.

A legislação sueca autoriza um paciente a interromper o tratamento, mas considera crime a ajuda à eutanásia.

"Não quero sofrer nem perder mais tempo. O aparelho respiratório é a única coisa que me mantém viva", escreveu a mulher ao pedir a eutanásia, cujo nome não foi divulgado.

A mulher vivia nesta situação desde os seis anos de idade.

ATUALIDADES: MISSÃO ESPACIAL.

Atlantis inicia volta à Terra em última missão espacial
Domingo 23 de Maio de 2010 às 22:37:26



O ônibus espacial americano Atlantis se desacoplou neste domingo da Estação Espacial Internacional (ISS) e iniciou o regresso à Terra para finalizar sua última missão, que permitiu a entrega de mais de 12 toneladas de equipamentos e alimentos ao laboratório internacional.
O ônibus espacial americano Atlantis se desacoplou neste domingo da Estação Espacial Internacional (ISS) e iniciou o regresso à Terra para finalizar sua última missão, que permitiu a entrega de mais de 12 toneladas de equipamentos e alimentos ao laboratório internacional.

A separação completou-se às 12H 22M de Brasília, informou a Nasa.

O Atlantis separou-se suavemente da ISS antes de executar um voo de 90 minutos ao redor da Estação - com o objetivo de tirar fotografias a 200 metros de distância da estrutura orbital - e então iniciar a volta ao planeta, programada para a quarta-feira de manhã na Flórida.

Na sexta-feira, dois astronautas completaram com sucesso a terceira e última caminhada espacial prevista na missão, realizada para modificar as baterias que armazenam energia derivada dos grandes painéis solares da ISS.

Durante as três caminhadas, executadas com dois astronautas por vez, seis novas baterias que viajaram no Atlantis foram instaladas, quatro delas durante a segunda expedição orbital, na quarta-feira.

Estas baterias duram entre cinco e seis anos, ainda que as substituídas - que voltarão à Terra no ônibus espacial - tenham durado nove anos.

O Atlantis acoplou-se no domingo, dia 16, e permaneceu ligado à ISS por sete dias, durante os quais os tripulantes levaram para a estação internacional 12 toneladas de equipamentos e provisões, incluindo uma antena de comunicações, as baterias de armazenamento de energia e o módulo russo Rassvet, mas também alimentos e material para experimentos científicos.

O Rassvet ou MRM-1 é um minimódulo pressurizado de seis metros de comprimento e 2,24 de diâmetro que pesa cinco toneladas vazio. Servirá para as manobras de aproximação da estação das naves russas Soyuz e Progress, e também para armazenamento.

A agência espacial americana espera que a aterrissagem do Atlantis ocorra, como o previsto, na quarta-feira às 12H44 GMT (09H44 de Brasília) na Flórida (sudeste), terminando uma carreira de 25 anos do ônibus especial que já percorreu cerca de 185 milhões de quilômetros.

Após esse voo, a princípio restam apenas duas viagens para os ônibus espaciais americanos: do Discovery, na metade de setembro, e do Endeavour, no final de novembro. Depois, as três naves serão enviadas ao museu, coroando três décadas de serviço que permitiram a construção da ISS.

Com a aposentadoria da frota de ônibus espaciais, os Estados Unidos dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas à Estação, até que um lançador americano fique pronto para substituição em 2015.

GLÓRIA DO GOITÁ - ASPECTOS FÍSICOS.

GLÓRIA DO GOITÁ - ASPECTOS FÍSICOS.

Aspectos FÍ­sicos
MesorregiÃo: MATA
MicrorregiÃo: VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
RegiÃo de Desenvolvimento: MATA SUL
Área do MunicÍ­pio: 211,0 km²
ParticipaSÃO no territÓrio do Estado: 0,21 %
Sede:
Altitude - 158 m
Latitude - 08 Graus 00 min. 06 seg.
Longitude - 35 Graus 17 min. 34 seg.
Distância da Capital: 66,1 km

Vias de Acesso
BR-232(P); PE-050(P)



Limites Geográ¡ficos
Norte: Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Paudalho
Sul: Vitória de Santo AntÃo
Leste: Chà de Alegria
Oeste: Passira
Fonte: FIDEM, Perfil Municipal e Tribunal Regional Eleitoral - TRE-PE.


Perfil Econômico
Atividades principais: Agropecuária.
Principais produtos: Abacaxi, milho, algodão, batata doce, tomate, tangerina, feijão, banana, alho, mandioca, laranja e limão.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2000

Indicadores Valor
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH-M
0,636
Índice de esperança de vida - IDHM-L 0,742
Índice de educaÇão - IDHM-E
0,652
Índice de PIB - IDHM-R
0,513
Esperança de vida ao nascer
69,547
Taxa de alfabetização de adultos
0,608
Taxa Bruta de frequencia escolar
0,740
Renda per capita
84,477

Fonte:PNUD/IPEA/Fundaçãoo João Pinheiro, Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2000.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2000

Indicadores Valor
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH-M
0,636
Índice de esperança de vida - IDHM-L 0,742
Índice de educação - IDHM-E
0,652
Índice de PIB - IDHM-R
0,513
Esperança de vida ao nascer
69,547
Taxa de alfabetizaÇão de adultos
0,608
Taxa Bruta de frequencia escolar
0,740
Renda per capita
84,477

Fonte:PNUD/IPEA/Fundação João Pinheiro, Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2000.


PopulaÇão residente, situação do domicí­lio e sexo - 2000

Localidades Valor
Total
Homens
Mulheres

Glória do Goitá

27.554
13.593
13.961

Apoti

5.657
2.747
2.910

Glória do Goitá

21.897
10.846 11.051

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000.

Nalvinha

Antiga Igreja Matriz.

HINO DA CIDADE DE GLÓRIA DO GOITÁ.

NOME: NOVE DE JULHO
LETRA: JOSÉ DE ATAÍDE
MÚSICA: GERALDO COSTA

HINO:

É CAMINHANDO PELO SOLO BRASILEIRO QUE ENCONTRAMOS NOSSAS TERRAS NOSSAS MATAS NO SEIO DESTA PÁTRIA TÃO AMADA NASCEU GLÓRIA DO GOITÁ ABENÇOADA

ESTRIBILHO: DAVI PEREIRA DO ROSÁRIO E OS HERÓICOS LAVRADORES. CONSTRUÍRAM NOSSA TERRA NESTA GRANDE REGIÃO DAS MATAS VIRGENS DANDO GLÓRIA E LOUVORES EDIFICARAM NOSSA CASA DE ORAÇÃO

NOVE DE JULHO FOI O DIA EM QUE SURGIA E NESTA DATA TEVE A EMANCIPAÇÃO ERA MAIS UMA CIDADE QUE NASCIA COMPLEMENTO DE UMA GRANDE NAÇÃO

HOJE COM OS FILHOS DESTA NOVA GERAÇÃO PELO PROGRESSO EM PERFEITA UNIÃO TRIBUTAMOS À CIDADE NOSSA GLÓRIA COM O SEU NOME E SEUS HERÓIS E SUA HISTÓRIA.

Emblema da cidade de Glória

Flávio José - A natureza das coisas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amizade - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut