Novos Amigos/Seguidores

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Leonardo Boff - Autor da Teologia da Libertação.


"Queremos uma justiça social que combine com a justiça ecológica. Uma não existe sem a outra." ( Leonardo Boff)

"Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente. (...)" ( Leonardo Boff)

.. Vamos rir, chorar e aprender. Aprender especialmente como casar Céu e Terra, vale dizer, como combinar o cotidiano com o surpreendente, a imanência opaca dos dias com a transcendência radiosa do espírito, a vida na plena liberdade com a morte simbolizada como um unir-se com os ancestrais, a felicidade discreta nesse mundo com a grande promessa na eternidade. E, ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor, todos juntos, como uma grande família, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra. Obs.: Fonte: www.leonardoboff.com [ Leonardo Boff ]

4 comentários:

  1. A Teologia da Libertação criou uma cultura política, Ajudou a formar organizações sociais como o Movimento dos Sem Terra, a Pastoral Indígena, o Movimento Negro e foi fundamental na criação do Partido dos Trabalhadores no Brasil, cujo líder, o presidente Lula, sempre se reconheceu na Teologia da Libertação.

    ResponderExcluir
  2. A situação de pobreza é denunciada como pecado estrutural e estas teologias propõem o engajamento político dos cristãos na construção de uma sociedade mais justa e solidária, cujo projeto identifica-se com ideais da esquerda. Uma característica da Teologia da Libertação é considerar o pobre, não um objeto de caridade, mas sujeito de sua própria libertação. Assim, seus teólogos propõem uma pastoral baseada nas comunidades eclesiais de base, nas quais os cristãos das classes populares se reúnem para articular fé e vida, e juntos se organizam em busca de melhorias de suas condições sociais, através da militância no movimento social ou através da política, tornando-se protagonistas do processo de libertação. Além disto, apresentam as Comunidades Eclesiais de Base como uma nova forma de ser igreja, com forte vivência comunitária, solidária e participativa.

    ResponderExcluir
  3. Minha tia me presenteou com um Livro de Leonardo Boff,mas não consequi entedê-lo acho a linguagem muito díficil.

    ResponderExcluir
  4. Não desista do livro, você encontrará uma maneira de entendê-lo.

    ResponderExcluir

Obrigada pelas postagens.

Flávio José - A natureza das coisas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amizade - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut